terça-feira, 11 de agosto de 2009

O conto da depressão e o câncer.

Quase tão ruim quanto ter a depressão, é aturar estereótipos do que as pessoas acham, o que é essa doença,e como se deve “vencê-la”: Falam sobre religião, como se não fosse uma opção para quem sofre de depressão tentar de tudo ....

-“Deixe disso, levante a cabeça...e blá-blá”....como se fosse um simples ato consciente de querer estar (ou ser) assim. Ou melhor, acham que é algum tipo de “frescura” ou forma de chamar a atenção...mas não, a depressão é uma doença, e para quem dá valor a vida, pode-se considerá-la fatal.

O câncer é uma doença terrível, o aumento descontrolado de células que se modificaram, que parecem como corpo estranho no seu organismo, e vai se espalhando por todo o corpo, se não tratado no inicio, pode condenar a pessoa à morte.

A depressão, ainda, não se tem real compreensão de como age, por que age, e o pior , se há cura...assim como o câncer, ela não tem cura....existem tratamentos que podem contê-la, ou na melhor das hipóteses até neutralizá-la, e se você tiver essa sorte, vai se sentir como as outras pessoas que acham a depressão uma “Besteira”.

O câncer, ataca a pessoa sem ela querer, e há uma grande batalha para se manter vivo. O depressivo também não queria ser depressivo, e ao contrário do doente de câncer, ele não luta para se manter vivo, muito pelo contrário.
A maior parte das doenças patológicas, podem ser identificadas e até rastreadas...o problema da depressão é a origem em que atua, diretamente na “alma” do corpo .

E devo lhes dizer, que talvez seja uma das piores, senão a pior doença que existe.
Ela é incompreendida, até por muitos daqueles que tentam ajudar, pois não conhecem sua fonte, ou simplesmente não conhecem sua extensão.

Não é algo palpável, é um conceito para alguns , mas para quem tem essa doença , é algo terrível.
É indescritível sentir sensações tão fortes e obscuras , a falta da esperança e nenhum sentido na vida......cães, gatos, até mesmo um inseto têm a noção de autopreservação, os doentes graves podem ficar tristes, mais ainda têm uma fagulha de esperança de sobreviver.

Mas para muitos depressivos, viver, é uma condição inaceitável. O que muda tanto, no cérebro humano, para se tornar uma pessoa assim? Será que um dia existirá cura, ao invés de medicamentos que por tentativa e erro, vêm “salvando” a vida desses doentes depressivos?
E será que, algum dia, entenderão essa doença e sua gravidade realmente?

Dialética
Vinicius de Moraes


"É claro que a vida é boa
E a alegria, a única indizível emoção
É claro que te acho linda
Em ti bendigo o amor das coisas simples
É claro que te amo
E tenho tudo para ser feliz

Mas acontece que eu sou triste..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário