segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Raízes Negras.



Negro, meu passado é negro.
Olhe meus lábios e verá de onde vem.
Me pergunte de minha origem, meu mundo, limitado mundo.

Era só mais um pedaço de terra, só mais um navio no mar, mais um pouco de senzala...de lá pra cá, vai se algum tempo.

Meu passado é vermelho, como as pessoas que aqui estiveram e não estão mais, vermelho como sangue. Sangue que inundou e irrigou esse doce açucar, esse ouro reluzente.


Meu passado é branco, branco como o leite que nutriu minha infância aos dias de hoje. Branco como um pedaço do céu que já foi.  Branco como o "pó" que entra na mente perturbada. Um pouco da doçura de antes.

Olha para a minha origem, nada mais é do que uma confusão de cafuzos. Mamelucos malucos.
Talvez um pouco de farroupilha, um pouco de balaio, quiçá canudos. Mas são apenas origens, e que fim levou a história?

Olha essa raízes. São apenas raízes. Apenas sustentam o corpo. Elas apenas alimentam esse corpo. Tudo que fora, e tudo que se fez foi apenas por elas. São só raízes. Eternas raízes. Corte-as para morrer, pois são apenas raízes.
Não se esqueça de regar suas plantas...elas são só raízes.

Negras raízes, são só negras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário