segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Manipulação assistida.


É difícil acreditar em uma emissora que manipulou imagens em um debate televisivo.
É difícil acreditar em um jornal que apoiava a ditadura abertamente.
É difícil acreditar em uma revista que elogiava um presidente que sofre impeachment como "caçador de marajás".

Manipulação do 4º poder é tão ruim ou pior que manipulações feitas por partidos. A mentira vai direto para o cérebro com roupagem de coisa nova e justa.
 Tão certos, e da certeza se concretizam em informações. Donos de uma grande verdade transformam as informações a seu bel prazer, mas porque querem tanto dizer o que devemos pensar?

Porque querem tanto construir mentiras com roupagem de certeza? Querem idealizar os seus próprios pensamentos de forma coletiva. Pregam a “liberdade de expressão”, mas não se importam com a verdadeira liberdade... A de pensar. Autonomia de idéias.

A verdadeira liberdade de expressão vem na conversa, e a resposta pode ser brusca... Não confundir com idéia de censura.
Censura vem antes de se  abrir a boca, a censura é prévia ou presumidamente depois de apresentado o fato, pois pode alcançar outras opiniões, ou se achar perigoso só por se apresentar a idéia, ou até possivelmente vir a pensar em algo que não seja de agrado de certos indivíduos.

Após tantos anos de censura, a imprensa parece um cão que ficou tantos anos amordaçados e presos, que solto ataca a todos na rua. A ética é subjetiva. O controle de informações é paulatino e estão sempre montando um novo circo. A cada bimestre inventam uma grande noticia uma sensação momentânea que visa gerar revolta pública. Em vez de servir ao público, pretende manipular aquilo que o público deve ver e como deve agir.

Possuem todas as ferramentas para ajudar a evoluir um pouco mais o convívio social, mas todos estão à mercê de informações dúbias e intenções estranhas. Não deixam claro suas ações, e a demagogia reina de forma sublime.
O que seria a liberdade para ler e se informar, o que seria a liberdade para se exprimir, a TV e os jornais se tornaram apenas um veiculo massificador, alienador... Uma forma de fazer tudo que não deveria. Tornou-se aquilo que tanto combateu. A mídia atual é uma forma de censura.

A censura da forma de expressar idéias. A censura da verdade sem tendências ocultas.
Estamos presos a manipulações “suaves” que querem nos dizer o que comer e como agir, pois tudo que aparece na TV, nas revistas e jornais, parecem ser a verdade verdadeira.

 “A Verdade vos Libertará”



Nenhum comentário:

Postar um comentário