sábado, 25 de maio de 2013

Divisão Politica-Social do Brasil.


A politica brasileira esta dividia em: 
ser populista ou ser elitista.  Já se tornou uma ditadura nessas duas frentes e a cada qual com suas vantagens.

Pode-se agradar os pobres e angariar votos sendo populista, fazendo reformas de fachada e dando migalhas e ate criando alguns direitos trabalhistas. Ainda sim, serve a elite em pontos chaves, podendo assim continuar as suas empreitadas habituais. Com o advento da internet, a classe média, mais do que nunca se indigna com esse tipo de politica. Mas engole!

Em contrapartida, pode-ser ser neoliberal de direita, agradar a elite e fazer todos os seus desmandos. Por ventura a classe média que sempre está no meio e raramente é atendida, também reclama, mas com intensidade menor, pois está condicionada a ver a politica dessa forma, e agradece os bilhões que os patrões de seus patrões estão ganhando.

De teoria de Gunnar Myrdal a prática de Olof Palme, o exemplo quase utópico do bem-estar social sueco é reverenciado, mas nunca copiado,  e por muitas vezes atacado por aqueles que desejam ver a economia “expandir” (até que exploda). 

No Brasil ainda sonham com uma politica com a sabedoria de Minerva, amplamente imparcial e que invista na educação, saúde e que atenda a todas as frentes da mesma forma. Será referência global e na história da humanidade. Só depende de determinadas espécies humanas no poder, abdicarem da sua arrogância e ganancia, sua busca eterna pelo conforto e banalidades. Será fácil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário