quarta-feira, 17 de abril de 2013

Will, Robô!





Bom dia sou um android com falhas no funcionamento, a programação recebida tende a falhar constantemente. 
Meu sistema está travando, muitos bugs com direito a legs no processamento dos dados, devido a uso contínuo sem atualizações e manutenção. Preciso fazer uma atualização urgente, modificar algumas peças, fazer upgrade de mecanismos obsoletos.

Preciso de manutenção para as peças desgastadas e que não funcionam como deveriam. Como um ser autômato, é difícil entender como funciona o sistema, pois estou apenas servindo a seu propósito lógico que é existir e realizar as funções básicas. Não devo questionar, pois não é minha função, e devo ser apto a realizar as tarefas que me são dadas. Por ser autômato, não posso ficar doente ou ter qualquer tipo de mazela ou problema pessoal que venha a retirar minhas atenções das tarefas a serem executadas, e por isso minha performance nunca será depreciada. 


Não posso falhar, pois meu sistema operacional não permite falhas. E como ser autômato, sou guiado por um sistema operacional, que também responde a um sistema integrado mais amplo de funcionamento, com regras e diretrizes básicas. Por ser esse sistema integrado, algo tradicional e controlado de forma segura a muitos anos, não deve ser contestado, pois não há contraprova de que ele realmente falhe.


O sistema funciona a pleno vapor antes mesmo de sermos construídos, pois é algo que foi passado de pai para filhos desde os tempos mais remotos e que foi a pedra fundamental para criação do sistema. Apesar de ter alguns bug´s e ter sido exposto alguma brecha de segurança ainda é utilizada de forma cabal pela maioria, como se fosse a única forma de funcionamento para nós, robôs. Entre as diversas diretrizes do sistema, dizem para fazer o bem não importa a quem, mas em dias em que o egoísmo é a razão de ser, o "bem" é interpretado de diversas formas, que é confuso entenderem o seu significado.


O bem pessoal, o bem que tem algum retorno para si, esbarra na incapacidade de reciprocidade e no fim, ninguém realmente se pergunta: o que é realmente "bem"? Como não se pergunta sobre diversos acontecimentos, pois a resposta vem pronta pelo sistema integrado. Tenho minha função bem pré-definida, e as operações básicas devem ser executadas sem morosidade. 


Claramente, por ser parte de um sistema muito mais complexo e ser um ser autômato, estou livre do discernimento de ter que indagar sobre o real funcionamento do sistema, pois isso cabe aos arquitetos e programadores que especificaram todo esse aparato que deve dar suporte a meu funcionamento. Nem mesmo Asimov poderia conceber diretrizes tão perfeitas a esse sistema como está sendo concebido atualmente, por tais arquitetos e programadores.






Nenhum comentário:

Postar um comentário