quarta-feira, 17 de abril de 2013

Cadeia Neles!



Cadeia não educa ninguém, no máximo faz um a cada dez se arrepender. 
Cadeia é só pra trancar e jogar a chave fora. Esquecer e postergar o problema. Um indivíduo danoso à sociedade e que precisa estar fora dela para "melhorar" e pensar sobre os crimes que cometeu (e quantos realmente melhoram?).
Quem é "do crime”, continua sendo o mesmo, salvo exceções. Querem ser "humanos" e preservar a dignidade da pessoa, mas ficam em cima do muro quanto à punição.

Querem punir o menor da mesma forma que o adulto, como se melhorasse a situação do mesmo. É possível que volte pior e melhor "treinado" a assaltar com novos "parças". Não dá para passar a mão na cabeça e ao mesmo tempo castigar. A indecisão da sociedade e a forma com que evitam tratar dos assuntos prisionais, só posterga o problema. A punição é a reclusão, mas sem a dignidade não há recuperação.

É a indecisão combinada com a demagogia de sempre, que esbarra na inocência ou falta de bom senso da maioria da população.
"Cadeia pro bandido", mas "temos que manter a dignidade da pessoa humana", acaba que não se satisfaz nem um e nem outro. Quem realmente deveria ir para cadeia, ser punido por crimes não vai, responde em liberdade, cadeia só para ladrão pobre, que por insensatez tenaz, (além do óbvio de ter se tornado ladrão), acaba por roubar quem menos tem nas periferias e classe média das cidades.

Ladrões pobres (e burros, diga-se de passagem), são trancafiados com chefes de tráfico, e acabam por se associar a facção criminosa e obrigado a pagar mensalidade ou ter bens capturados ou até mesmo a morte decretada, e quando sair da cadeia, suas chances de reabilitação serão escassas, pois será sempre "o bandido". O sistema admite que a pessoa possa se recuperar, mas não cria formas para que isso seja feito. 

Não cria trabalho nas cadeias, não facilita à reintegração a sociedade. E aqueles que são os “mandantes”, aqueles que seriam em um tabuleiro de xadrez, chamados de "reis e rainhas", são presos em unidades especiais, mas que continuam subornando carcereiros ou  ameaçando-os de morte para que mantenham suas facilidades habituais, sem chance ou vontade de se reabilitarem, são apenas mais "um indivíduo" que tentam esquecer no presidio, que vez ou outra acabam criando rebeliões e demonstram o controle que o crime tem sobre o policiamento, com verdadeiras "células-terroristas" atacando policiais a paisana e em operação (com informações de policiais corruptos)! 

Legislação atrasada e retrógrada, poucos juízes e uma justiça morosa que peca pela falta de agilidade nos seus processos. Espera-se anos por um recurso, enquanto quem deveria estar em cárcere, responde via fiança, pois, se tem condição financeira, não deve fazer tão mal a sociedade, não é?

Se a justiça fosse algo plausível, algo que parecesse justo, e se juízes e promotores, além da policia federal não fossem tão suscetíveis à corrupção e/ou deixassem de ser armas políticas de partido e empresas conveniadas, ou se pelo menos não fosse um processo tão moroso e fosse mais transparente a todos, e se deixassem de lado a demagogia, e entendessem que "pau que nasce torto, não se endireita", na verdade, pau que nasce torto, tem que se quebrar.

Recuperar com dignidade aqueles que cometem crimes menores, dar chance de reintegração a sociedade e criar âmbito de trabalho nos complexos prisional, fazendo até essa mão-de-obra ociosa render algo a sociedade, e infelizmente, eliminar os "reis e rainhas", os "irrecuperáveis" que são trancafiados indefinidamente, e aqueles que são reincidentes de crimes hediondos, nesse Xadrez tenebroso, no qual estamos sempre perdendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário