quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Quanto vale um pouco de compaixão?


Compaixão não é vendida. O amor ainda não é comercializado.
A necessidade de carinho de outrem esbarra nas barreiras invisíveis que construímos ao nosso redor. Timidez é apenas uma desculpa. Medo de se machucar é na verdade uma maneira mais efetiva de se machucar a longo prazo. Sentimento que remói e que só causa dor.

Sentimento é espontâneo, não precisa de aviso e nem de hora marcada. O inevitável geralmente acontece quando não o esperamos, por isso, não adianta se lamentar com antecedência.
Compaixão não é comercializada (ainda). Amor pelo próximo é coisa rara. O sacrifício não é feito nem em proveito próprio. É tudo questão de conveniência.

A cobiça é o verdadeiro amor ao ego, e por sinal um amor incondicional e aparentemente infinito. Fraternidade é tão raro quanto fictício. Amizade parece ser "lucrável", e está passível de entrar no passivo de alguma empresa. Quiçá na bolsa de ações. (Peça ajuda a Santo Expedito!)

Humanidade aparece como um mito, e que só os heróis ideais e fictícios podem ter. A felicidade é vendida, parcelada e financiada. Vem nas cores de fábrica e pode-se escolher a forma de pagamento. Se aceita a alma, o rim, ou um olho em troca (ou algo que faça alusão a isso). Não se assuste com a solução dada.

Compaixão não tem na mercearia. Também não tem no Atacadão, e caso tivesse, estaria apodrecendo no estoque. Não ligam nem pra validade da compaixão. A admiração pode ser convertida em inveja. A opinião em egocentrismo. A razão se torna um bem imóvel, que reside dentro do cerebelo, e para alguns ainda dizem no coração.

As lembranças estão esquecidas, culpa do Alzheimer. A vergonha se vem pelo ego, e medo de se parecer estranho no mundo de gente estranha. O normal é padronizado pela mídia e pelo consenso inventado, mas não importa. O importante mesmo é parecer normal, inflexível e jogar na loto mania... Gente tacanha.

Compaixão não se aluga. Caso fosse possível, iria se perder valor frente ao “boom” imobiliário e sua especulação. É tão bom morar em um edifício de 190 andares com 18 quartos e piscina particular na varanda! Esse é o ideal para qualquer nação.

Não se fornece nem alimento ou água, porque forneceria algo tão nobre quanto à compaixão? Deve valer mais que ouro ou diamante. Deve valer tanto que não chega a ter preço. Não se empresta e não se vende. É imprestável e invendável! É um conceito de valor, que se encontra um tanto quanto doente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário