domingo, 11 de dezembro de 2011

Casa minha, lar doce.


O ser vivo pode rastejar voar, caminhar, pular, nadar, entre outras modalidades olímpicas, mas o que mais de 90 % precisa é:
Oxigênio - pouquíssimos sobrevivem sem ar inflando os pulmões e fazendo trocas gasosas no sangue.
Água - está presente no sangue e demais tecidos, e sem água uma pessoa não sobrevive por mais de uma semana.
O alimento é que fornece energia e proteínas utilizadas no nosso corpo. Sem alimento por mais de 30 dias um ser humano falecerá. A alimentação insuficiente e contínua acarreta diversos problemas no organismo física e mentalmente.

O "quarto elemento", a habitação, é de suma importância para diversos tipos de seres vivos, podendo ser no corpo de outro ser vivo, em grutas, ninhos, fendas, qualquer que seja o local onde repousa e resguarda seu corpo do frio, do calor intenso, em suma, das intempéries e onde cuida de si e de sua cria.

A terra que serviu para alimentar a população foi lacrada e colocaram um código de barra para poder controlar seu valor especulativo. Casas agora são um mercado. O terreno é uma especulação que se transforma. Não se percebe o êxodo natural que se ocorre com a migração em massa de populações para determinadas regiões.

Existe uma natural “expulsão” de moradores locais de sua região, e outros iludidos imaginando que ganharão em cima da especulação imobiliária elevando o preço de suas casas a um patamar surreal.

A marginalização voltará a aumentar fruto dessa elitização local dos terrenos e moradia. Uma inversão de valores que sempre ocorreu irá se acentuar, e mundos opostos como torres de 15 andares farão divisão com casas de palafitas em terrenos invadidos, ou barracos enfrentando a gravidade que agride as encostas dos morros.

A segregação social persiste de forma quase invisível, e futuramente será tratado com descaso e policiamento ostensivo. Uma semente nova, que se cria e é regada a sangue e ódio pelos futuros vizinhos. Quando "minha casa" for um produto do mercado,no qual futuramente ninguém terá condições de se realocar por causa dos valores surreais que se apresentam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário