quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O louco da masmorra

De cima da masmorra , está um louco , preso por falar o que pensa e por contraiar as leis da sociedade em que vive.

"Meu rei , o que faremos com aquele homem? Suas obcenidades e blasfêmias , pode atingir o ouvido de crianças bem criadas" , disse o sacerdote.

O consultor , um renomado pensador , disse : "Ele não tem nexo com essa realidade , se expurgá-lo de nossa sociedade é capaz que volte. Pelos seus delitos e pelo risco que representa , deve ser sacrificado".

O homem louco , não entende a prisão.O mundo dos homens não faz sentido:
"Suas leis são contraditórias e suas religiões entram em conflito e estão maculadas pela cobiça. Por que insistem nos mesmos erros? E depois eu que sou louco?"

A morte espreita o homem louco , mas o que fazer a mercê da morte? Qual o último pensamento ? O que fará jus a toda sua vida , no momento derradeiro?

"Não serei mártir , nem mesmo sei se sou culpado...apenas ignoro a sociedade que me impuseram. Meus pensamentos , são confusos , não são como os deles. Minhas ações são práticas , não tem a mesma razão que a deles. A culpa de ser louco é minha ou deles que criaram o mundo inflexível que vivo? Não posso negar meus erros , mas nego ser um brinquedo na mão do destino que manipulam. A verdade deles é corrupta"
-Disse o louco , interlocutor de suas próprias ações , criando a narrativa do seu fim.

Rasgando sua camisa improvisou uma corda , e da corda , uma forca. Amarrou-a na grade da janela que servia para comtemplar a liberdade perdida.

Logo em seguida , cheguem os homens do castelo:
Os sacerdotes olham com abominação , e dizem : "vai queimar no inferno , não quis receber a pena dos homens , e agora receberá a pena divina."

O Consultor , pensador renomado , disse: "Isso é uma fuga , um escapismo pois não pode aguentar as conseqüencias dos seus atos."

Mas no fundo da cela , estava uma dedicatória a esses homens , do homem louco , escrita a sangue:

"Aos sacerdotes , não me curvo as suas doutrinas , já que vocês se limitam a não saber nem mesmo sua razão de existir , mas não discuto com vocês , pois em suas cabeças , o céu está prometido e a vitória garantida! Nada mais importa a pensar e fazer , desde que seja em proveito próprio.


Aos pensandores , se tornaram os mesmo que os demais , se alienaram e se limitaram em pensar no agora e nas formas de que lhe foram propostas , perderam a habilidade de pensar e seus cérebros atrofiaram pelo comodismo.

Ao invés de ser morto por vocês , morrei pelas minhas mãos e tirarei a diversão e as chacotas desse momento mágico em que desfrutam. O inferno e a fuga me esperam"

A cena por si só atinge a todos , mas talvez não por ser um pecado , ou por ser considerado uma fuga : Mas pelo simples fato de se personificarem naquela pessoa e perceberem a tristeza da realidade que vivem , e que se enganam diariamente , usando as máscaras que criaram. Suas convicções o trouxeram até a esse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário