quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Horizonte Cinza



O bem e o mal ; o que é ser bom? Fazer jus ao ser divino e esperar a recompensa divina?
O que é ser mal ? Cometer crimes, cometer pecados, ou simplesmente ser omisso a quem precisa de ajuda?

A distinção dessa harmonia errante de sentimentos é quase pessoal, quando não imposta pelo consenso : seja religioso, seja legislativo ou até cultural.

Mas existe a impressão dada a muitos que existe um bem maior, seria errado pensar assim? Não, o bem é bom e o mal é ruim. Mas e quando se descobre que o seu bem, talvez seja ruim para outrem ..."o seu bem" seria realmente o bem que devesse alcançar?

O que ocorre muito quando se vive com outros seres pensantes no mesmo planeta, na mesma dimensão e disputando a mesma vaga de emprego ou na faculdade pública. O bem sempre vence. Agora tem que se definir qual o bem que deve prevalecer.

No que influi suas ações : seja hereditariedade, conflitos psicológicos ou ambiente em que cresceu, pode criar desde um psicopata a um samaritano com coração de freira.
A origem e as causas são o mal ou fim proposto do que seria "ruim" é o mal? Qual é o bem e o mal que levas em conta?

O yang e o yung, seja Deus e Lúcifer, seja Hórus e Seth ou qualquer pensamento ou filosofia que siga, que indique um equilíbrio entre bem e o mal, num confronto paradoxal de vertente, qualquer outra referência que transcenda esse valor.
Ainda sim, nem tudo parece ser tão claro como as nuvens (quais nuvens?).

Parece não haver o "preto e branco", o valor real do que é mal ou bom. Tudo depende da visão. Dos EUA ao Afeganistão, quem é o mocinho e o vilão? Tudo parece cinza ....o horizonte parece todo cinza, sem distinções de preto e branco ...bom ou mal, só o cinza tomando o tom das cores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário