sábado, 4 de janeiro de 2014

Entre o Bem e o Mal.


Nem Lex Luthor ou Superman
Não é Magneto ou Charles Xavier,
Sem Batman ou Coringa...
Talvez seja mais Ozymandias ou até mesmo o mal necessário para combater o próprio mal.
Na verdade é um pouco dos dois.

Sem o maniqueísmo ideal que a sociedade acha que existe.
Sem o imaginário do bandido e mocinho, onde o vilão é o mal encarnado e o mocinho é o bem sem precedentes. Pense naquele que vive em propagar o mal, mas vive em castigar aqueles que praticam o mal. O que seria ele, além do Diabo? Ele que inventou o mal ou fomos nós que o inventamos?

Seria diferente de um vigilante que a sociedade atual prega; um ser que castigaria aqueles quem nos fazem mal. Seria o diabo além da obra de nossa criação, um mártir de nossa culpa? Culpar todos os pensamentos ruins e acontecimentos nefastos que poderíamos cometer.
Não há nada além da hipocrisia e o utopismo que existe no ideal que existe na falsidade dos sorrisos de terceiros. Há sempre a intenção de que o mal deve ser combatido e que existe o bem idealizado. Que o homem pode ser o diabo ou um Santo. A idealização dos extremos seja pior ou melhor.

Há tanto mal quanto existe bem, mas se faz questão de transparecer um bem maior inalcançável e imaculado, postergando a idéia de um bem coletivo a escolhidos, a seres quase divinos. E o mal que não é demoníaco, mas que vive dentro de cada um, e que se esconde na omissão e na falta de percepção que se pode ser falho e errado. Vive-se o absurdo da projeção. Do que há de pior e a idéia do impossível. E nessa projeção, o mal que não é demoníaco ou infinito, ainda sim, se apresenta em unanimidade por debaixo das máscaras de falsidade.